quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Ticiano, Ovídio e os Códigos da Figuração Erótica no Século XVI"

Emilly Francielle Nogueira
II semestre- Comunicação Social-Rádio e TV
Disciplina: Teorias da imagem
Professor: Otávio Filho

Carlo Ginzburg em seu texto analisa o erotismo no século XVI a partir das obras de Ticiano. Ele enumera as principais problemáticas sobre o assunto, respondendo questões sobre o erotismo, revelando que o ato erótico depende de ser ou não expressado diretamente o ato sexual, e que varia de acordo com a realidade do espectador-fruidor.
Ele faz uma passagem pela visão da Igreja Católica em relação às imagens eróticas, que era e é contra, devido à consciência que a Igreja tem da função decisiva das imagens, um medo de perder o controle da vida sexual dos fiéis.

Estudiosos discutiam a respeito das obras de Ticiano, se poderiam ou não ser consideradas “intencionalmente eróticas”. Foi criada a hipótese que Ticiano extraiu de Ovídio sua inspiração, porém tentaram provar e quase conseguiram que ele não entendia a língua que Ovídio escrevia (latim), negando essa hipótese.
Essas questões ainda devem ser exploradas, como forma de provar que os artistas da época projetavam as suas fantasias ocultas nos gestos amorosos dos deuses.


IMAGENS ERÓTICAS DO SÉCULO XVI- Exposição feita pela Biblioteca Nacional da França, em Paris:



Ilustração do romance Thérèse Philosophe, de 1748




O "inferno" reúne atualmente cerca de 2 mil obras, entre livros e gravuras mantidas longe do público até agora.





O acervo que a Biblioteca Nacional da França expõe ficou escondido durante mais de 150 anos devido a seu conteúdo "imoral" e "pornográfico”.

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