segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Contraponto crítico entre os textos da Folha de São Paulo e o de Carlos Ginzburg - Ticiano, Ovídio e os códigos da figuração erótica no século XVI.

Universidade Estadual de Santa Cruz
Comunicação social - 2008.1.
Disciplina: teorias da imagem
Docente: Otávio Filho
Discente: Marília Gabriela Morais Borges.


Referências:

GINZBURG, Carlos. Ticiano, Ovídio e os códigos da figuração erótica no século XVI. Editora Schwarz, 1939. São Paulo, SP.
FOLHA DE SÃO PAULO. A guerra das palavras. Caderno Mais - 05/10/2008.
FOLHA DE SÃO PAULO. Arbítrio dos outros. Caderno Mais - 05/10/2008.


A partir do texto de Carlos Ginzburg, é possível estabelecer uma relação entre a figuração erótica no século XVI e a do século XXI, a partir do episódio na escola do Rio de Janeiro, o qual foi noticiado no jornal Folha de São Paulo. A priori é necessário compreender que no século XVI a imagem foi muito debatida, nessa época, as imagens deixam de ser somente para representação religiosa, existiam imagens para estimular a piedade religiosa e o apetite sexual. A reforma Protestante, em seu êxtase, instigava o povo a refletir sobre a real utilização das imagens, preocupando a hierarquia da igreja Católica que queria controlar a vida sexual e restabelecer a relação com seus fiéis. Após muitos séculos, a consciência do caráter histórico das imagens, ainda é presente na sociedade. O fato que aconteceu no Rio de Janeiro simboliza muito bem isso. "Uma escola que estimula a expansão cultural", demitiu um professor, devido a sua atividade paralela: escritor de poemas eróticos, como afirmou Laura Capriglione em uma reportagem do jornal Folha de São Paulo. Desde que foi descoberto a outra atividade do professor, os pais ficaram receosos e diante disso, solicitaram que a escola demitisse o professor, esta por sua vez atendeu imediatamente o pedido dos pais. Assim como a igreja católica tentou coibir as imagens eróticas, a escola e a sociedade censuram os poemas eróticos. O erotismo, ainda é visto com preconceito pela sociedade contemporânea.

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