domingo, 28 de setembro de 2008

Ticiano, Ovídio e os Códigos da Figuração Erótica no Século XVI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ.

Acadêmica: Égila da Silva Passos.

Curso: Comunicação Social.

Disciplina: Teorias da Imagem.

Professor:Otávio Filho.


O texto de Carlo Ginzburg a priori relata o início da eclosão das imagens, durante o século XVI na Igreja Católica. Logo depois o autor faz um questionamento com relação a saber como atua uma imagem erótica e o que é essa imagem, como também, fala da dificuldade de decifrar esse tipo de imagem.

Logo depois o texto aponta a preocupação por parte da hierarquia católica, com relação à intencionalidade e a supra-intencionalidade da imagem erótica. Imagens essas que eram inacessíveis às massas e era apresentada no circuito icônico, reservada a elite da época.

Relata um pouco dos quadros feitos por Ticiano e de suas poesias. Enfim, como diz o autor: “(...) século XVI o perfeito protótipo da imagem pintada para excitar sexualmente o espectador” (Ginzburg, 1989, p.124)


Dânae - cerca de 1554 - Museu do Prado, Madri

Vênus de Urbino, de Ticiano. Apesar da timidez em seu olhar, a sua mão a escoder uma parte nua, também insinua um convite.

Marte e Réia Sílvia.
Pierre Paul rubens (período barroco - 1616/1617).
Viena, Liechtnstein Museum.

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