terça-feira, 19 de agosto de 2008

"O sentido da imagem é a própria imagem"



















Égila Passos
II Semestre de Com. Social - UESC
Disciplina:Teorias da Imagem
Professor: Otávio Filho



A palavra imagem nos remete a múltiplos sentidos como: a imagem que o público faz de uma pessoa, ou que indivíduo faz de si mesmo, representação de pessoa por meio de desenhos, pinturas, fotografias, cinema, outdoor, televisão, representação mental, lembranças, entre outros. Quaisquer que sejam as diferenças com relação aos vários significados que a palavra imagem tem, como afirma Octavio Paz em seu texto intitulado “A Imagem”, todas têm em comum a preservação da pluralidade de significados da palavra sem quebrar a unidade sintática da frase ou do conjunto de frases.
Quando analisamos uma poesia, por exemplo, ela pode nos oferecer uma pluralidade de imagens em nossas mentes. Contudo, a imagem que o poeta cria, se distancia da que a ciência faz do mundo, Paz vem afirma que “... a realidade poética da imagem não pode aspirar à verdade. O poema não diz o que é e sim o que poderia ser”. O poeta é o portador das possibilidades, a ciência das afirmações. A ciência em meio ao processo unificador da imagem, a empobrece- as, o mesmo não ocorre com a poesia, que pode muito bem ousar com as coisas.
A imagem é uma frase em que a pluralidade de significados não desaparece. A imagem recolhe e exalta todos os valores das palavras, sem excluir os significados primários e secundários. Octavio Paz afirma: O sentido da imagem é a própria imagem: não se pode dizer com outras palavras. A imagem explica-se a si mesma. Nada, exceto ela, pode dizer o que quer dizer. Sentido e imagem são a mesma coisa.


Nenhum comentário: