terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Imagem

Universidade Estadual de Santa Cruz
Comunicação Social - 2º semestre.
Aluna: Marília Gabriela Morais Borges
Disciplina: Teorias da Imagem
Professor: Otávio Filho



A Imagem


Segundo Octavio Paz, a imagem pode apresentar diferentes significados. Elas possibilitam diversas interpretações e sentidos, como, por exemplo, quando se trata de figura real ou irreal, ganha um sentido psicológico e passa a ser produto imaginário. Os poetas designam com a palavra imagem toda forma verbal, frase ou conjunto de frases, e unidas compõe um poema. Mesmo quando nomeiam as coisas, os elementos da imagem não deixam de ser o que são, apenas restringe o seu significado e diz o que é, não o que poderia ser.
Uma palavra pode ter diversos significados, mas quando compõe uma frase pode ter um determinado sentido. Muitas vezes algo que é dito, é compreendido incorretamente, mas a imagem, apesar de ser uma só, possibilita diversas interpretações. Para Paz, toda imagem aproxima ou conjuga realidades opostas, indiferentes ou distanciadas entre si, ou seja, submete a unidade à pluralidade do real.
Chuang-Tsé, citado no texto, afirma: “Isto vive em função daquilo”. A complementaridade dos opostos reforça os diversos sentidos das imagens e produzem uma nova realidade. A imagem explica-se a si mesma, não pode ser explicada com outras palavras.

Nenhum comentário: